12 taticas para alavancar as vendas no natal 12 taticas para alavancar as vendas no natal

12 Dicas para Aumentar suas Vendas no Natal

Vendas no Natal 12 Dicas para Aumentar suas Vendas

Vendas no natal? Comece agora!

Entramos em contagem regressiva para o Natal e com isso chegam as vendas mais importantes do ano.

Natal, época que os consumidores estão mais abertos para a compra, não apenas para si, mas também para presentear.

E é justamente nesta época do ano onde os comerciantes ficam empolgados com o aumento significativo de suas vendas.

Para os lucros crescerem, depende exclusivamente da forma como a empresa irá criar a estratégia de venda nesse período.

Mas você sabe o que os especialistas no ramo dizem sobre esta época do ano?

Sabe quais são as táticas mais propícias para se aplicar no Natal e aumentar suas vendas?

Com isso, preparamos um artigo completo para você, separando as melhores táticas para sua empresa aproveitar essa época tão importante.

Confira:

Viva O Espírito Natalino

Prepare sua loja para receber o cliente, monte uma “vitrine” chamativa, use a temática do natal e a enfeite.

Além do cliente entrar atrás do produto que está buscando, se a loja estiver organizada e decorada, chama sua a atenção para que ele compre mais alguma coisa ou volte em outra hora.

Se tiver um e-commerce, faça pequenas mudanças no site, assim como inserir algum elemento natalino no seu logo.

Considere também adicionar banners sobre a data na página principal e nas de categorias.

Contudo, não faça muitas alterações às vésperas do período de pico de vendas. Vale lembrar que a experiência do usuário no e-commerce é a mais importante.

A ideia da otimização do layout é tornar a navegação o mais simples possível, permitindo que os clientes encontrem rapidamente os produtos e incentive a compra.

Prioridade é o on-line

Estabelecer sua empresa na internet cria vínculo com os clientes e conquista novos.

Uma vez que, ter um site, uma página do seu negócio que gere conteúdo para seu público, se torna muito mais atrativo e desperta o interesse do consumidor.

Utilizar páginas focadas em converter, como uma Landing Page, é ideal para impulsionar mais as vendas, ainda mais em datas sazonais, como o Natal.

Marque sua presença na Internet
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Invista em anúncios

Links patrocinados (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads), Inbound Marketing, E-mail Marketing, Planejamento Estratégico e outros meios que a Consultoria de Marketing Digital auxilia, desenvolve as habilidades necessárias para que seu negócio alcance potenciais consumidores e criar laços de fidelidade com consumidores usuais.

Foco nas Redes Sociais

Já não é mais segredo que o Facebook e o Instagram vendem seu produto por si só. Sem gastar com aluguel, funcionários e demais impostos, economizando tempo e dinheiro.

Segundo a Universidade de Columbia em Nova York, em apenas um dia você pode receber mais visitas nas suas páginas nas Redes Sociais do que em todo um ano de comércio.

Apostar no marketing digital não é gasto, é investimento, mais ainda no momento pandemia que estamos vivendo, com as vendas digitais crescendo exponencialmente.

Então, mescle as postagens editoriais e promocionais. Dependendo do seu objetivo com o conteúdo, pode promover lives, criar guias de compras em formato de carrossel no Instagram, fazer enquetes nos Stories, incentivar reposts de clientes com histórias natalinas e divulgar produtos.

Essas dicas são muito importantes para o crescimento do seu negócio online e demandam um pouco de tempo, pois o projeto precisa de estudo e conhecimento do público que queremos atingir.

É um prato cheio para o crescimento de suas vendas e para aumentar exponencialmente o reconhecimento online de sua marca! Não perca seu tempo e contrate os profissionais da QMais marketing digital!

É hora de campanhas natalinas

Junte o útil ao agradável, incentive os clientes a consumir usando a temática do natal.

Como, por exemplo, crie uma campanha para que os clientes compartilhem alguma postagem relacionada ao natal feita pela empresa para concorrer ao sorteio de algum prêmio.

Além de despertar o interesse de participar de um sorteio e a expectativa de ganhar o prêmio, essa é uma maneira de divulgação da marca, o que acarreta em atingir consumidores em potencial.

Promoções e brindes

Essa é a época em que as empresas estão apostando tudo para conquistar os clientes e fazer com que os lucros cresçam.

Ou seja, será comum encontrar as mais diversas promoções, seja criativo e saia na frente.

Ofereça descontos nos produtos,  brindes personalizados, vale presente, amostra do produto, mas sempre com uma estratégia para não investir de maneira errada.

Ou então faça descontos progressivos, que são concedidos à medida em que os itens são adicionados ao carrinho.

O beneficio pode ser aplicado em todos os produtos à venda na loja, em uma ou mais categorias ou em uma linha especial.

Para definir quais percentuais aplicar, é interessante calcular a margem de lucro dos produtos para que o desconto não comprometam o financeiro do negócio. 

Faça ações promocionais!
Faça ações promocionais!

E-mail Marketing

É hora de investir em um e-mail mais temático e com comunicação criativa, conteúdo relevante e soluções para os clientes.

Entretanto, evite exceder, o que irá tornar seu conteúdo apelativo, causando o efeito reverso na pessoa que receber o e-mail.

O e-mail marketing vai funcionar para comunicar o lançamento de produtos e ofertas, enviar cupons de desconto, pedir um feedback sobre uma compra.

Funcionando como um lembrete para produtos deixados no carrinho e oferecendo conteúdos de valor que auxiliam o cliente na jornada de compra.

Crie campanhas para envolver o seu público e estimular a compra. O tom de voz pode ser com uma dose de humor ou que brinque com a emoção – tudo vai depender da sua persona.

Atendimento ao cliente

O atendimento é um dos aspectos mais importantes, a abordagem pode convencer mas também espantar o consumidor.

Procure ter uma linguagem apropriada para o seu público.

Uma frase errada pode lhe fazer perder uma ótima venda. Fique atento.

Atendimento ao Cliente
Atendimento ao Cliente

Tenha total controle de estoque

Não há quem negue que um estoque bem organizado não facilita a movimentação dos vendedores e da empresa.

Dessa maneira, ocorre a otimização de tempo do vendedor pela facilidade em achar o que busca e controle de estoque.

Análise também como foi as vendas nos anos anteriores e prepare seu estoque com a quantidade estipulada de produtos, para atender a demanda das vendas.

Destaque-se dos concorrentes

Análise a estratégia do concorrente e crie a sua própria com um diferencial que faça o cliente conseguir te reconhecer e recorrer aos seus produtos.

Ache soluções, esteja a disposição, mostre quais os pontos fortes que a sua empresa tem a oferecer através dos produtos ou serviços.

Entrega

Um dos maiores problemas no final do ano são os correios, que podem acabar atrasando na entrega.

Portanto, evite perder vendas por conta disso e esteja sempre preparado para possíveis empecilhos e motive os consumidores com compras antecipadas para que eles evitem passar por esse estresse.

Faça uma análise sobre o que os seus consumidores buscam e monte sua estratégia para que eles comprem antecipados.

Seja dando um desconto maior, estendendo o prazo do pagamento do boleto, brindes pela compra e até anúncios/postagens que o motive a não deixar para última hora e evitar o estresse que os correios podem acabar trazendo por estarem sobrecarregados.

Conclusão

Com todas essa dicas, sua empresa pode vender ainda mais no final do ano e sair na frente em 2019.

Entretanto, investir no período de vendas de natal, não garante estabilidade nas vendas no ano.

Sendo assim, se concentre em saber quem são seus consumidores, proporcionar uma ótima experiência, ambiente seguro, analisar os potenciais clientes da empresa e criar estratégias para os atingir.

Análise o mercado e se necessário, contrate um especialista para auxiliar nos passos certos que a empresa deve deve seguir.

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Sou um workaholic, talvez um pouco nerd, apaixonado por marketing e comportamento humano e empreendedor desde os 16 anos de idade (faz um tempinho…).

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