QR Code: O Que É e Como Utilizá-lo

QR Code está em alta, entenda o que é e como utilizá-lo de maneira eficaz.

QR Code nada mais é que uma etiqueta que pode ser reproduzida em materiais impressos e em materiais digitais. Com o intuito de levar o usuário para uma página ou algum conteúdo, possibilitando sua utilização como uma estratégia de Marketing.

Quando o Qr Code surgiu foi pouco explorado, e nos dias de hoje ele vem cada vez mais se destacando como uma ferramenta funcional.

Observamos um aumento de sua utilização em estratégias de Marketing, fazendo com que sua utilização tenha seu devido reconhecimento. 

Vou te explicar tudo sobre essa ferramenta, o que é exatamente, como utilizá-la, suas vantagens e as principais ferramentas para você criar o seu. 

Explicando o QR Code

Qr Codes funcionam como um código de barras, mas ao invés do leitor tradicional, é utilizado a câmera de um smartphone. São como etiquetas de código rápido que te levam a conteúdos e páginas por meio de sua leitura.

Com o avanço da tecnologia, não há necessidade de um aplicativo específico para a leitura do código, hoje pode ser feito pelas câmeras dos celulares, gerando automaticamente o redirecionamento. 

Está sendo muito utilizado, por exemplo, em bares e restaurantes para ter acesso ao cardápio, e não precisar compartilhar o cardápio entre as mesas, diminuindo também o trânsito dos garçons entre as mesas, uma vez que não é necessário levar o cardápio individualmente, tudo isso devido à pandemia do corona vírus.

Vantagens

O Qr Code como uma estratégia de Marketing apresenta  muitas vantagens e que podem ser visíveis mais ainda conforme os resultados apresentados. 

Como, o engajamento que os usuários dão pelos conteúdos extensivos do produto, a satisfação do cliente em aproveitar as vantagens, o aumento das conversões geradas pelo direcionamento das Landing Pages e também o aumento da interatividade das pessoas com os conteúdos diferenciados. 

Outra vantagem é que qualquer pessoa pode fazer o download de um código de QR em um smartphone gratuitamente.

Então todo cliente que tenha um celular possui o acesso ao conteúdo que sua empresa está oferecendo.

E outra coisa é que o visual do código é único, gerando o aumento de atração do consumidor e um reconhecimento instantâneo.

Como utilizar?

Empresas costumam utilizar essa possibilidade como uma ferramenta facilitadora para gerar essas interações. E geralmente usadas em dois momentos: na oferta de algum conteúdo ou de maneira informativa. 

Veja as principais maneiras de usar o QR Code, e como aplicá-las:

1.Direcionar clientes para uma Landing Page, site ou e-commerce. 

Essa é uma das maneiras mais utilizadas, direcionar os clientes para uma Landing Page, site ou e-commerce. Geralmente relacionadas ao produto/serviço ou ação realizada. É necessário apenas um contexto específico, e que o direcionamento faça sentido para o consumidor. 

Então precisa de uma estratégia por trás do recurso, para levar o código, por exemplo, a uma Landing Page, para assim gerar conversões, seja venda ou oferta para captação de leads.

2. Download de apps

É utilizada para divulgar um novo aplicativo, por exemplo em uma ação de ativação em um evento, até mesmo por publicidade na TV, embalagens de produtos ou em vídeos nas redes sociais.  

O usuário precisa apenas direcionar a câmera do celular para o código para que seja levado à página da loja de aplicativos.

3. Informações extras do produto

Empresas de todos os segmentos vêm apostando cada vez mais na extensão de experiência de compra do cliente. 

Assim, gerando o estímulo do engajamento com propostas simples mas eficazes. 

É possível colocar um QR Code, por exemplo, na embalagem de um suco, com informações sobre a produção ou tabela nutricional. Com isso o consumidor fica com a sensação de estar mais integrado com o processo, facilitando a fidelização.

4. Envio rápido de uma mensagem

Pode ser aplicado para agilizar um contato que o consumidor precisa fazer com a empresa. Possibilitando o envio de uma mensagem rápida para algum canal de atendimento, como um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp, por exemplo, simplificando mais ainda o processo. 

Tem a finalidade também de ser inserido na home do site ou até na embalagem de algum produto.

5. Cupom de desconto

É possível o QR Code levar para um cupom de desconto. Por exemplo, em alguma rede social compartilhar um código que leve até o site com o desconto para ser aplicado em um e-commerce, integrando o benefício à compra. 

Principais ferramentas

Qualquer pessoa pode gerar QR Codes com ferramentas gratuitas que disponibilizam o serviço. Seguem as 4 principais ferramentas que vão te ajudar na hora de criar o seu QR Code:

QRHacker

Uma série de possibilidades para escolher o tipo de conteúdo que estará relacionado ao código, o estilo gráfico do QR Code e gerá-lo com todos os detalhes escolhidos. Essa personalização permite alcançar um recurso que se enquadre ao seu objetivo.

https://www.qrhacker.com/

Unitag

É simples, e divide-se por dois passos: o primeiro é para definir o que está integrado ao código, e o segundo para personalizar a parte gráfica. Pode ser inserido até o logotipo da empresa

https://www.unitag.io/qrcode

Flow Code

Personalização para ser de acordo com o seu objetivo, com maneiras simples de operar. É possível também colocar o logotipo da sua marca.

https://www.qrcode-monkey.com/

QR Code Monkey

Você encontrará tudo que precisa para gerar um código para a sua estratégia de Marketing. É simples de operar e você gera seu código em pouco tempo.

https://www.flowcode.com/

Conclusão

Uma ferramenta com grande funcionalidade e capaz de ser explorada de várias maneiras, no atendimento, gerando novas oportunidades, muito acessível e prático.

Sua facilidade de acesso aos celulares fez com que o QR Code seja uma opção de estratégia de Marketing.

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