Plano de mídias sociais Plano de mídias sociais

Plano de mídias sociais: o que é? Para que serve? Como fazer um?

O plano de mídias sociais serve para organizar a divulgação da empresa nas redes sociais. Com esse plano, é possível destinar corretamente os investimentos e criar peças de divulgação que estejam de acordo com o público que você deseja alcançar. Neste plano também é possível verificar como está o mercado, quais são as tendências, o que evitar e como aumentar a abrangência dos anúncios.

O plano de mídias sociais contempla algumas questões específicas, que vamos abordar uma por uma abaixo. Nosso objetivo aqui é fazer você questionar o que você sabe sobre seu negócio e prepará-lo para se organizar no que diz respeito às mídias sociais. Está pronto para aprender o que é, para que serve e como fazer seu plano de mídia sociais? Vamos lá.

Você conhece seu produto ou serviço?

Como você pode convencer alguém a adquirir seu produto ou serviço se você não entende muito bem como ele funciona, para que serve e quais são as vantagens em comprá-lo ou contratá-lo. Tenha bem claro tudo isso na hora de descrever seu produto ou serviço em seus site. 

Assim, seu processo de convencimento será muito mais verdadeiro e trará menos dúvidas para o consumidor. Tudo isso é importante para fazer um bom plano de mídias sociais, pois servirá para nortear também o conteúdo que você produzirá.

Você conhece seu mercado e seu público?

Como funciona seu mercado? O que fazem seus concorrentes? Como você pode se diferenciar para melhor? Essa percepção mercadológica pode te ajudar a saber como anda seu mercado, o que seu público deseja e como você, com seus produtos e/ou serviços, pode ajudar na resolução dos problemas dele.

Tudo isso vai ajudar você a ter uma noção das oportunidades e ameaças às quais sua empresa está exposta. Mapear o que já está acontecendo no mercado e como você pode se destacar fará maravilhas para seu plano de mídias.

Quais são suas metas e suas métricas?

Se você não souber qual é seu objetivo com as mídias, não vai chegar a lugar nenhum. Ou, mesmo que chegue, não terá nenhum parâmetro para mensurar se chegou no lugar desejado – porque nem saberá que lugar é esse, para início de conversa. Trace estratégias com base em metas e métricas, colocando em seu plano os momentos de gerenciar, verificar as métricas e alterá-las, se elas não fizerem mais sentido para a estratégia.

As estratégias podem mudar com o tempo e, por isso mesmo, é muito importante que você faça essa gestão. Com metas estabelecidas, é possível ter uma maior clareza sobre que conteúdo você deverá planejar para suas mídias sociais e sobre como ele está sendo recebido por seu público.

Planejamento de mídias sociais

Com o plano feito, é hora de destrinchá-lo para um planejamento. As informações recolhidas na formação do plano serão fundamentais para que seu planejamento seja eficiente e assertivo, chegando aos objetivos previstos e desejados. 

No planejamento de mídias sociais você vai fazer justamente isso: planejar. Programar quais serão as postagens, de acordo com o que você definiu no plano, decidir a estratégia para cada público-alvo e utilizar as datas especiais, as promoções e os seus diferenciais como marca como gatilhos para engajar seus seguidores. 

Depois de traçar todo plano, pode parecer fácil essa etapa do planejamento. Todavia, se ela não for bem estruturada e realizada, ela com certeza não seguirá o desejado no plano e não atingirá as metas. Portanto, não relaxe nesta etapa! E lembre-se: se não estiver conseguindo fazer tudo isso sozinho, procure uma agência especializada, como a QMais!

Plano de marketing de mídias sociais

O plano de marketing já vai dizer respeito a como você vai investir na divulgação do conteúdo que planejou e programou. Em primeiro lugar, é importante que você faça uma análise da quantia que tem disponível para investir em divulgação paga. Ou seja, que verifique que valor sua empresa pode destinar para gerar anúncios no Facebook, no Instagram ou no Twitter, o que fizer mais sentido para sua marca.

Se não houver nenhum valor disponível no momento, não é um problema tão grave. É possível criar um plano de marketing focado em divulgação orgânica, mas é importante ter uma previsão orçamentária no futuro para investimentos em marketing pago.

Plano de mídias sociais: sua empresa precisa de um!

Como vimos, o plano de mídias sociais é a base para as outras etapas – de planejamento e de marketing. Ou seja, um plano mal feito é como uma fruta podre, que afeta todas as outras que derivam dela. 

Esperamos que nosso artigo tenha ajudado a clarear um pouco sua percepção sobre o plano de mídias sociais e que você esteja se sentindo mais apto a colocar um em ação. Todavia, se estiver ainda perdido ou confuso, conte com a gente! Entre em contato para que possamos ajudar sua empresa da melhor forma.

[Total: 0   Average: 0/5]
Compartilhar:

Sou um workaholic, talvez um pouco nerd, apaixonado por marketing e comportamento humano e empreendedor desde os 16 anos de idade (faz um tempinho…).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *