Plano de Marketing para Mídias Sociais planejando seu marketing Plano de Marketing para Mídias Sociais planejando seu marketing

Plano de Marketing para Mídias Sociais

Plano de marketing para mídias sociais, como fazer?

Para elaboração do plano de marketing  é necessário entender sua importância.

Hoje as mídias sociais são instrumentos cruciais para qualquer empresa, de todos os tamanhos e segmentos.

Não existe mais dúvida de que elas são fundamentais para uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Planejando seu marketing
Planejando seu marketing

O que agora se questiona, é qual é a melhor forma de utilizá-las?

Por conta de todas essas dúvidas, muitas vezes o plano de marketing é mal elaborado e as mídias sociais não tem seu pleno potencial explorado.

Por isso, vamos dar dicas e sete passos que ajudarão muito na hora de criar seu plano de marketing.

No final você terá certeza que ele está bem formulado e que possívelmente trará bons resultados.

 

1º Passo: Analise o que você já faz virtualmente

Provavelmente você já tem alguma presença digital com sua empresa, se não tem é bom começar.

Faça uma lista de todas as redes sociais em que a empresa tem perfil e analise se todas são importantes para o segmento que você atua.

Mídias da empresa
Mídias da empresa

Neste, costumo utilizar as personas para entender as redes que realmente são atrativas para meu público-alvo.

Em seguida faça uma análise dos dados de acesso fornecidos por essas redes sociais, neste momento é interessante o uso do Google Analytics ou até ferramentas como Instagram Insights ou Facebook Analytics.

sua-empresa-vendendo-no-instagram-instagram-insights-08
Instagram Insights

Ainda falando sobre a análise, concentre sua busca no número de acessos e origens destes acessos.

Google Analytics primeira página
Google Analytics Primeira Página

O intuito será perceber qual delas traz mais valor e merece mais tempo e dinheiro investido.

É muito ruim quando um cliente acha um perfil abandonado, por isso, se resolver manter as redes, é importante que elas sejam ativas e atualizadas constantemente.

Conquistar seguidores no Instagram perfil desatualizado há muito tempo
Perfil desatualizado há muito tempo

Afinal o cliente pode estar considerando contratar sua empresa.

Depois disso, verifique se as redes onde você deseja manter sua presença já estão otimizadas.

Ou seja, se elas têm fotos, banners, se a biografia está atualizada e bem escrita e se é possível acessar seu site principal a partir delas.

Perfil Comercial Completo no Instagram
Perfil Comercial Completo no Instagram

As redes são grandes geradoras de tráfego e consequentemente de conversão, por isso facilite o trabalho de seus clientes direcionando-os para seu site principal com poucos cliques.

Botão de Ação
Botão de Ação

Teste tudo, todos os links, nada é tão frustrante quanto uma página de erro ou inexistente.

Por fim, faça uma análise de seu posicionamento virtual em relação aos seus concorrentes.

Para isso responda as seguintes perguntas:

  1. Suas redes sociais atingem públicos parecidos?
  2. Como está o engajamento deles?
  3. O que você pode melhorar na sua, com base no que aprendeu no perfil deles?

Lembre-se de absorver as melhores práticas, mas nunca copie seu concorrente.

 

2º Passo: Mapeie muito bem seu público-alvo

Hoje as redes sociais fornecem dados que ajudam muito na hora de fazermos uma boa segmentação de nosso público-alvo.

E o segredo de campanhas de marketing eficientes é saber segmentar corretamente para quem seus anúncios serão exibidos.

Ou seja, é preciso dedicar tempo para estudar os dados, fazer testes e entender quem é seu cliente. Qual é a persona dele.

Algumas questões que precisam ser respondidas para criar um público bem segmentado são:

  • Onde seu cliente mora?
  • Qual é a faixa etária dele?
  • Qual é sua renda estimada?
  • Qual é sua rede social favorita?
  • Quais são seus hobbies e hábitos?
  • E principalmente quais são os seus problemas (para que sua empresa possa ajudá-lo a resolver)

Agora você sabe que precisa definir um público-alvo, aproveite e utilize nosso gerador de público-alvo.

Definindo seu público-alvo
Definindo seu público-alvo

 

3º Passo: Defina sua missão online – e crie uma frase de impacto!

O que é uma missão online?

Não muito diferente da uma missão de empresa, é a razão pela qual sua empresa gera conteúdo, se comunica e se posiciona através do meio online como redes sociais.

Geralmente, a missão online estabelecem os objetivos sociais, humanos e financeiros da empresa.

Ter uma missão pré-definida e uma frase de impacto que a sintetize é importante justamente porque servirá como guia para suas ações futuras.

Toda vez que estiver em dúvida ou sem saber para onde ir, lembrar dessa frase e dessa missão fará você ter mais certeza do seu caminho e escolher com mais assertividade.

Mídias Sociais Objetivo e Assertividade
Mídias Sociais Objetivo e Assertividade

Ela precisa ser um orientador e passar a mensagem do que você quer fazer nas redes sociais e ao mesmo tempo ser um reflexo de sua identidade como marca.

Sua missão precisa ser definida antes de seu slogan e os dois precisam estar muito bem alinhados.

Seus posts precisam refleti-los de perto, sob pena de deixar seus clientes confusos a ponto de perdê-los.

 

4º Passo: Saiba quais são as principais métricas para análise

Primeiro vale entender o que são métricas!

Um campo de estudo do marketing para medir e avaliar o desempenho das ações de marketing de empresas.

Como já mencionamos, as redes sociais fornecem hoje métricas cruciais.

Facebook Insights
Facebook Insights

Métricas essas que ajudam muito na hora de fazer um planejamento ou ajustar aquilo que originalmente foi planejado.

São elas que vão te dizer se sua estratégia está sendo eficiente e em que você precisa melhorar.

As métricas variam um pouco de rede social para rede social, mas todas tem alguns parâmetros padrão, que são muito importantes para seu marketing e que seguem elencados:

  • Taxa de conversão;
  • Tempo gasto no site;
  • Alcance;
  • Taxa de engajamento.

 

Análise nas Mídias Sociais
Análise nas Mídias Sociais

5º Passo: Preocupe-se com seu conteúdo

O conteúdo não é a primeira etapa do processo.

Veja bem, ele aparece em quinto lugar na nossa lista.

Existem etapas anteriores que precisam ser bem estruturadas para que seu conteúdo possa realmente ser útil e atraente para seu público-alvo.

Conteúdo útil e atraente para o seu público-alvo
Conteúdo útil e atraente para o seu público-alvo

Assim sua missão já está definida, seus dados já estão analisados e você já sabe quem é seu público-alvo, é hora de começar a criar o conteúdo para suas redes.

Hoje a maior parte das redes sociais aceita diversos formatos de conteúdo, tem algoritmos que privilegiam conteúdo variado.

Carrossel de imagens - criativos de Facebook e Instagram
Carrossel de imagens – criativos de Facebook e Instagram

Por isso, tenha ciência de que você provavelmente precisará produzir:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Gráficos;
  • E-books e diversos outros modelos de conteúdo para atingir seu público com eficiência.

Não se engane, pois é muito fácil se perder nessa organização e na elaboração do plano de marketing.

Então aproveite e crie um calendário editorial junto com sua equipe.

calendário editorial
calendário editorial

Assim sendo, defina, com base nos dados que vocês já têm, quais são os melhores dias para postar em cada rede, qual será a frequência de posts, quais os assuntos que serão destinados para cada formato e qual será a estratégia de divulgação.

 

6º Passo: Gerenciar é fundamental!

Simplesmente porque você já investiu tempo no plano de marketing para mídias sociais!

Então abandonar a gerencia é o memos que abandonar todo o plano.

Porque o mercado de ferramentas foi se atualizando junto com as demandas dos empresários, que precisam cada vez mais de ferramentas para aumentar sua produtividade e analisar suas campanhas.

Então esse tipo de ferramenta costuma ter muitas funções, por exemplo, agendar posts.

Portanto com base no calendário editorial já fechado, você pode programar as postagens e não se preocupar mais com essa etapa.

Agende / Programe seus posts
Agende / Programe seus posts

Acima de tudo uma ferramenta que te ajude a fazer o gerenciamento de suas mídias sociais ajuda muito!

Além disso é preciso saber escolher com cautela qual se adequa melhor à sua empresa e rotina.

 

7º Passo: O segredo para um bom plano de marketing está no dia-a-dia

Muita gente acha que depois de tudo rodando, o trabalho é apenas a manutenção, para que sempre tenham posts no modelo correto.

Certamente, existe um equívoco neste pensamento, pois o trabalho está só começando!

Acompanhar os resultados, fazer uma constante análise dos dados e melhorar todo o processo é o que faz com que você seja cada vez mais bem-sucedido em suas estratégias.

Acompanhe seus resultados
Acompanhe seus resultados

Por isso, não tenha preguiça!

Então programe revisões periódicas de sua estratégia, com base nas informações coletadas e no que foi visualizado naquele período.

Tenho certeza que você vai se surpreender com como a estratégia vai mudar.

Assim como o modelo ideal de seus posts e até mesmo seu público-alvo.

Então comece hoje mesmo a planejar sua estratégia e prepare-se para otimizá-la constantemente no decorrer dos meses!

Como resultado de toda esta leitura faça uso do plano de marketing para mídias sociais! E conte-nos seus resultados.

 

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Sou um workaholic, talvez um pouco nerd, apaixonado por marketing e comportamento humano e empreendedor desde os 16 anos de idade (faz um tempinho…).

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