Otimização do site: 07 dicas práticas Otimização do site: 07 dicas práticas

Otimização do site: 07 dicas práticas

Otimização de site: 07 dicas práticas para otimizar seu site

Há menos de 30 anos foi criada a primeira página da internet.

O mundo não sabia que, a partir daquele momento, a transmissão de informações, a economia e até as relações interpessoais mudariam para sempre.

Logo, mais de 4 bilhões de pessoas utilizam a internet para comprar, ler, conversar e entreter-se em todo o mudo.

Para se destacar nesse mar de mais de 80 milhões de sites é preciso agir de maneira estratégica.

Portanto, ganhar a atenção do público de interesse é o desejo compartilhado por todos que brigam por posições cada vez mais próximas da ocupada por aqueles que figuram na primeira página do Google.

Um clique é o que separa milhares de usuários da internet em potenciais clientes.

Um dos mecanismos utilizados para alcançar esse objetivo é a otimização de site, um conjunto de estratégias que permitem sair na frente nessa corrida pelo bom posicionamento.

Os investimentos em anúncios do Google podem variar de R$0,30 centavos a R$100 reais por clique. Todavia, ele irá depender da concorrência existente naquele segmento.

Além do mais, o investimento não poderá assegurar a manutenção em posições privilegiadas por muito tempo e nem se converte em garantia de resultado a cada centavo aplicado.

A otimização de site é um investimento lucrativo para o negócio, sobretudo quando se considera como ferramenta de longo prazo.

A maioria dos cliques contabilizados todos os dias são em páginas que despontam de forma orgânica no Google.

Mas, ao contrário do que se imagina, esse não é um processo natural.

Qual o prazo médio para uma página figurar entre as primeiras?

O prazo médio para que uma página figure entre as principais, sem qualquer tipo de técnica, pode levar em torno de 18 meses e a permanência entre os primeiros lugares não dura muito tempo.

No Brasil, 90% dos consumidores consultam a internet antes de realizar uma compra.

A disputa pelo mercado é minuto a minuto, durante 24h, todos os dias da semana.

O investimento em anúncios pagos ou no sistema orgânico de posicionamento precisa ser feito de forma estratégica e planejada sob pena de ser ineficaz. Por isso, a otimização de site é uma estratégia de sobrevivência.

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2018 revela que quatro em cada dez consumidores (41%) entrevistados fizeram pelo menos 30% de suas compras via interne.

Do total de entrevistados, 10% fazem entre 90% e 100% das compras virtualmente.

Portanto, a empresa que não aparece na rede, não consegue sobreviver e ter um site não é sinônimo de disputar o mercado.

É como jogar uma agulha no meio de um palheiro, ou seja seu site sem a otimização necessária.

07 dicas para a otimização do site

Para ajudar você a ser visto, e a gastar bem o seu dinheiro, vamos dar sete dicas práticas de otimização de site para fazer cada centavo retornar em cliques e negócios:

1- Escolha as palavras-chave certas.

As keywords são o ponto de conexão entre o que o consumidor quer e o que você oferece;

2- Insira as palavras chaves no conteúdo que produzir para seu site.

Assim, quando alguém digitar na busca a palavra + a localização, por exemplo, vai chegar até você;

3- Cuide da manutenção do site.

Se quiser se posicionar bem é preciso estar em constante movimento, criando conteúdo e postando.

É como uma corrida: se você para, os outros competidores passam na sua frente

4- Busque informações da concorrência.

Descubra quais palavras chaves eles utilizam e desenvolva textos melhores com as mesmas palavras.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”, Sun Tzu, escritor da “A arte da Guerra”, já dizia isso no século IV a.C.

5- Procure blogs e sites e ofereça seus textos.

Se você tem um Pet Shop e publica artigos sobre saúde animal. O que é um tema amplo, outros sites podem publicar seus textos na página deles com link para sua.

É o que se chama backlink, que amplia suas possibilidades de posicionamento. Assim sendo, mais um degrau na escada para figurar entre os primeiros.

6- Busque profissionais especializados em otimização de site.

No mundo de Dashboards, Domains Analytics, Ahrefs, Marketing Insight, PPM e tantas expressões do marketing digital ou você dedica seu tempo para aprender as técnicas e utilizar as ferramentas da maneira correta ou contrata alguém que saiba transitar nesse meio.

Sem dominar as ferramentas de SEO, você irá desperdiçar dois recursos essenciais para um negócio: tempo e dinheiro;

7- Tome cuidado na hora de contratar um profissional.

Há muita gente despreparada e mal intencionada no mercado.

Por fim, uma estratégia errada pode fazer com que o GOOGLE exclua seu site ou até cancele qualquer possibilidade de contratação. Dessa maneira, estamos falando de sistema de buscas, Google Maps e Google empresas.

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Sou um workaholic, talvez um pouco nerd, apaixonado por marketing e comportamento humano e empreendedor desde os 16 anos de idade (faz um tempinho…).

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