Instagram Ads passo a passo Instagram Ads passo a passo

Instagram Ads passo a passo

Como funciona o Instagram Ads?

Instagram Ads, os anúncios criados para o Instagram podem ter quatro formatos.

Eles podem ser anúncios com base em fotos, vídeo, carrossel ou stories.

Acima de tudo você pode escolher qual delas acredita ser a mais relevante para seu público-alvo com base nas informações adquiridas através do Instagram Insights ou pode fazer testes, investindo um pouco em cada formato e vendo qual deles traz o melhor resultado.

01 Instagram Ads passo-a-passo instagram insights
Instagram Insights

Agora é  preciso ter muito cuidado e muita assertividade na hora de criar seu anúncio e definir seu público.

Ainda mais que  o Instagram permite que seus usuários teçam comentários sobre uma postagem patrocinada, informando se acharam ela desinteressante ou se a consideraram spam.

Os posts patrocinados são, na verdade, posts comuns que recebem uma quantidade de investimento.

Desta forma são mais divulgados pela plataforma, conforme público-alvo definido e geram mais engajamento, com bom alcance.

Posts patrocinados no Instagram

À primeira vista parecem posts normais da rede social, mas existe um selo de patrocínio no canto superior esquerdo.

Instagram Ads passo-a-passo selo de patrocínio nas postagens
Selo de patrocínio nas postagens

Além disso, as fotos vêm com algum botão de interação diferenciado, que vai fazer parte da sua estratégia, e mais importante, do seu call-to-action decidir o melhor.

Agora, antes de começar a criar uma campanha patrocinada no Instagram:

Você precisa ter em mente dois elementos fundamentais para o sucesso dela: entender qual é o objetivo da campanha, e qual é o público-alvo que você deseja atingir.

Certamente essas duas informações servirão como base para toda sua publicidade.

Sua campanha pode ser facilmente criada e gerenciada no Instagram, mas também é possível criá-la e gerenciá-la por meio do seu Facebook.

No caso acima seu perfil empresarial do Instagram que já está necessariamente ligado a uma Fanpage.

Conexão com o Facebook
Conecxão com o Facebook

Isso pode ser particularmente interessante para alguém que não tem Instagram, mas deseja anunciar na plataforma.

Isso é possível? Acredite, sim. É possível veicular uma foto patrocinada no Instagram sem ter, necessariamente, uma conta na plataforma.

Todavia, nossa recomendação é que você tenha sim uma conta empresarial no Instagram, como já falamos exaustivamente no perfil comercial do Instagram.

Uma conta no Instagram faz seu anúncio parecer mais profissional e confiável, além de impactar positivamente no engajamento de sua postagem.

Como anunciar no Instagram Ads passo a passo

Abra seu Instagram e vá até seu perfil.

Instagram Ads passo-a-passo
Vá até o seu perfil

Procure pelo botão “promover”, que deve estar bem embaixo das informações sobre publicações e seguidores. Clique nele;

Instagram Ads passo-a-passo botão promover
Botão Promover

Escolha a foto ou vídeo que deseja promover e tenha certeza que ele segue os seguintes pré-requisitos:

Instagram Ads passo-a-passo escolha a foto ou vídeo que deseja promover
Escolha a foto ou vídeo que deseja promover

Imagem ou vídeo bem produzido e com boa qualidade;

As imagens não podem ter mais do que 20% de texto, por limitação da plataforma;

Verifique se sua imagem tem a proporção correta através do link: verificar imagem.

O número máximo de caracteres para descrição é de 300, incluindo já as hashtags;

Imagens e vídeos no Instagram

As imagens devem ter proporção 1:1, com sugestão de tamanho de 1080x1080px. O tamanho não deve exceder 10MB e os formatos devem ser png ou jpg.

Se quiser fazer uso do carrossel, as mesmas informações das fotos continuam válidas. Além disso, um carrossel pode ter entre 2 e 10 fotos.

Os vídeos, por outro lado, podem ter no máximo 1 minuto e resolução de 720p. O tamanho máximo é de 30MB e o formato necessário é o MP4.

Caso sua foto ou vídeo escolhida não siga esses requisitos, saia da área de criar promoção e crie um novo conteúdo que se adeque a esses requisitos.

Depois de postá-lo, volte para o início desse passo a passo. Se sua foto ou vídeo está adequada, continue seguindo os passos.

Clique em avançar no canto superior direito da tela para continuar.

 

Patrocinando seus posts no Instagram

O Instagram vai te oferecer alguns objetivos de campanha para que você selecione.

Instagram Ads passo-a-passo qual o seu objetivo de campanha
Qual o seu objetivo de campanha

Justamente por isso é importante ter seu objetivo de promoção definido previamente.

Na foto acima também temos algumas das opções de objetivo oferecidos pela plataforma.

Com o objetivo definido, é hora de definir seu público-alvo.

Depois de clicar em cima do objetivo, seu Instagram vai abrir uma tela com a prévia da publicação, onde ele vai mostrar uma miniatura da foto escolhida e uma estimativa de resultados, de acordo com o objetivo escolhido.

Abaixo disso, haverá um menu parecido com esse:

Instagram Ads passo-a-passo resumo da publicação
Resumo da publicação

O Instagram já vai ter preenchido automaticamente algumas coisas, como o objetivo, o destino e o botão de ação com base no que você selecionou.

Todavia, os dados de público e orçamento e duração podem e devem ser editados.

Ao clicar em público, uma tela como esta vai aparecer:

Instagram Ads passo-a-passo público-alvo
Público-alvo

Como o Instagram Ads sabe que muitas vezes quem está fazendo a campanha não entende muito de marketing digital ou segmentação, ele dá a opção dele mesmo direcionar seu conteúdo para pessoas como seus seguidores.

Con tudo o que você já aprendeu nesse e com todos os dados que recolheu no Instagram Insights, você pode criar seu próprio público, que vai ter bem mais a ver com sua campanha e com seus objetivos.

Portanto, clique em crie o seu, “local” ou “Manual” e espere uma tela como esta abrir:

Instagram Ads passo-a-passo crie o seu público-alvo
Crie o seu público-alvo

Faça todas as configurações de público de acordo com seus dados e clique no símbolo de correto no canto superior direito para salvá-lo.

Você vai voltar para a tela de análise e prévia da promoção.

Agora é hora de definir o orçamento e a duração

Clique em cima do menu e uma tela como esta aparecerá:

Instagram Ads passo-a-passo orçamento e duração
Orçamento e duração

Edite com base em seu orçamento, planejamento e objetivo o orçamento diário e a duração da campanha.

Com base em suas alterações, o Instagram vai mostrar estimativas como o alcance esperado no perfil.

Ainda é possível ver na primeira coluna as informações referentes ao seu objetivo.

 

Instagram Ads passo-a-passo alcance estimado
Alcance estimado

Com tudo estabelecido, clique no símbolo de correto no topo superior direito e volte para a tela de análise, com a prévia do anúncio.

Está quase tudo pronto!

Instagram Ads passo-a-passo Vitória
Vitória

A única coisa que ainda falta definir é a forma de pagamento, que vamos explicar com mais detalhes no próximo tópico.

Com tudo certo é só clicar em “publicar”. Parabéns! Sua campanha está no ar.

Como é o pagamento do Instagram Ads?

Se você tiver uma conta de anúncios no Facebook em atividade, o sistema do Instagram vai automaticamente puxar a mesma forma de pagamento dessa conta para pagar as promoções que você fizer no Instagram Ads.

Para alterar a forma de pagamento, nesse caso, só acessando o Gerenciador de Anúncios no Instagram Ads e fazendo a alteração por lá.

É mais fácil porque com um único clique sua campanha já está no ar, mas é um pouco limitador caso você quisesse usar recursos de outra origem, que não aquela vinculada à sua conta de anúncios.

Agora, se você não tiver uma conta de anúncios do Facebook, você vai ter a opção de adicionar uma forma de pagamento na etapa final de produção de seu conteúdo patrocinado.

Instagram Ads passo-a-passo adicionar forma de pagamento
Adicionar forma de pagamento

Ressalta-se que ter uma página no Facebook não é a mesma coisa que ter uma conta de anúncios na rede.

A conta de anúncios serve, justamente, para fazer anúncios também naquela rede, fazendo uso do chamado “Instagram Ads”.

Se for esse seu caso, quando finalizar sua postagem patrocinada e clicar em publicar, uma tela vai abrir, solicitando informações de pagamento.

Instagram Ads passo-a-passo informações de pagamento
Informações de pagamento

Para adicionar essa informação de pagamento necessária é só ir nas configurações da sua conta do Instagram e procurar no menu por “configurações de negócios”.

O item “pagamento” será o primeiro dentro dele, conforme foto abaixo:

Instagram Ads passo-a-passo configurações de negócios
Configurações de negócios

Clicando nesse menu, você terá oportunidade de gerenciar suas formas de pagamento, inclusive adicionando uma nova forma.

Lembrando que o Instagram aceita três formas de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito ou PayPal, que é uma ferramenta a parte, que também precisa que você tenha cadastro e conta ativa.

Instagram Ads passo-a-passo formas de pagamento
Formas de pagamento

Enfim depois de selecionar sua forma escolhida, é só adicionar os dados padrão de pagamento requeridos, como número do cartão e endereço de cobrança.

Então não esqueça de salvar tudo e pronto!

Como resultado seu post patrocinado já pode ir para o ar e qualquer campanha que você criar depois dessa já usará esses dados de pagamento como dados padrão.

Analisando seus resultados e ajustando a campanha

Como falamos anteriormente, usar as métricas de desempenho é fundamental para entender se sua campanha foi ou não bem-sucedida.

Ou seja, para saber se ela cumpriu ou não o objetivo esperado.

Portanto essa análise é muito importante para traçar um novo plano estratégico ou para pensar em melhores formas de veicular os anúncios e de atingir o público desejado.

Assim como o Instagram Insights é um grande aliado na hora de criar seu primeiro anúncio, os resultados de sua campanha são a grande base para criação das campanhas posteriores.

Para acessar seus resultados de campanha, você vai precisar acessar o Gerenciador de Anúncios no Facebook.

Instagram Ads passo-a-passo gerenciador de anúncios no Facebook
Gerenciador de anúncios no Facebook

Enfim as informações ficarão todas lá e começarão a aparecer pouco tempo depois dos anúncios começarem a ser veiculados.

Portanto terão como base as mesmas informações e conteúdo que um relatório de uma campanha de publicidade no Facebook.

Além disso pode facilitar muito a vida de quem já está acostumado a trabalhar com o Facebook Ads.

Assim para conseguir localizar essas informações dentro do Gerenciador de Anúncios, siga os seguintes passos:

  • Clique na campanha que você deseja;
Instagram Ads passo-a-passo clique na campanha que deseja
Clique na campanha que deseja
  • Clique em “visualizar gráficos”, que fica no painel lateral;
Instagram Ads passo-a-passo visualizar gráficos
Visualizar gráficos
  • Clique em “posicionamento” no menu que aparecerá na parte superior;
Instagram Ads passo-a-passo posicionamento no gerenciador de anúncios
Posicionamento no Gerenciador de Anúncios
  • Pronto: o Instagram aparecerá como um dos posicionamentos listados.

Visão geral

Será semelhantes com esta:

Instagram Ads passo-a-passo visão geral
Visão geral

Fonte: Facebook para Empresas

As informações disponíveis estarão de acordo com seu objetivo escolhido e também serão apresentados os custos por resultado atingido e o valor total gasto, o que representa uma maneira de entender de que forma seu orçamento foi aplicado e qual foi o retorno que ele trouxe, ou vem trazendo.

Desta forma é possível fazer edições na campanha para adequá-la de acordo com esses resultados, mas é mais importante ainda entendê-los para adaptar melhor as próximas campanhas.

Do mesmo modo, quem quer investir em qualquer rede social precisa entender como funciona a verificação de suas métricas, caso contrário suas campanhas serão sempre baseadas em tentativa e erro, com assertividade baixa e gastos absurdos para um resultado que pode ser muito baixo ou completamente inexistente.

Ter sorte é bom, mas é muito melhor ser bem-sucedido com base no nosso próprio mérito. Por isso, estude seus resultados!

Conclusão

Como resultado começar a investir no Instagram pode dar um pouco de medo ou insegurança, o que é perfeitamente normal.

Assim, apesar do Instagram Ads ser uma ferramenta simples, ele tem suas próprias complexidades que precisam ser entendidas para uma campanha eficiente.

O mesmo se aplica para o Instagram como um todo, que é uma ferramenta importantíssima para qualquer empresa e que pode parecer intimidante a princípio, apesar de ser intuitiva e de uso simplificado.

Portanto é para te ajudar nesses primeiros passos e a fortalecer sua confiança para trabalhar na plataforma que estamos aqui.

Enfim esperamos que suas dúvidas iniciais, receios e dificuldades tenham começado a ser resolvidas com esse e-book e que agora você tenha mais ciência de como funciona o Instagram e como se posicionar empresarialmente dentro dele.

Certamente não dá para ficar de fora do Instagram nos dias de hoje, sendo uma das redes sociais mais usadas do Brasil.

Enfim com nossas dicas você já está mais do que apto para entender como o Instagram funciona, os motivos pelos quais ele é importante para sua empresa:

Por isso, agora é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Ou melhor, colocar o perfil online no Instagram.

Aproveite e baixe ebook completo sobre o Instagram e Instagram Ads.

O Instagram Ads está toda hora se renovando, mudando seus sistemas e trazendo novas funcionalidades.

Consequentemente para que sua presença na rede seja sempre eficiente e para que suas campanhas continuem sendo bem-sucedidas, é necessário que você sempre esteja em busca de novos conhecimentos sobre a rede social e sobre qual é a melhor forma de atuar nela.

Não se esqueça de considerar considerar seu nicho empresarial e qual é o perfil de seus clientes.

Sou um workaholic, talvez um pouco nerd, apaixonado por marketing e comportamento humano e empreendedor desde os 16 anos de idade (faz um tempinho…).

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