Consultoria de marketing digital Consultoria de marketing digital

Consultoria de Marketing Digital: tudo que sua empresa precisa saber

Consultoria de Marketing Digital

Todos nós temos a lembrança de um carro de som, com um jingle chato e impossível de esquecer. Uma voz estridente anunciava as ofertas com frases como “pamonha, pamonha, pamonha, o puro suco do milho”, “o carro do ovo na porta da sua casa” ou “olha a laranja seleta”.

A internet deu potência ao megafone e permitiu que a mensagem fosse amplificada ao infinito, com acesso a todas as casas, em qualquer lugar do globo. São pop ups, posts, vídeos e milhares de anúncios coloridos nas redes virtuais.

Resta então a dúvida: como se diferenciar em um mercado tão competitivo, com tanta informação e tão sedutor?

Uma Consultoria de Marketing Digital pode ser a solução!

Hoje, é impossível ter uma presença marcante na web, conquistar clientes e vendas se não houver investimento, tanto de tempo, quanto de dinheiro no Marketing Digital. Todavia, essa tarefa não é nada fácil.

Por isso, a Consultoria em Marketing Digital surge como uma excelente alternativa para guiar seu negócio, fazer com que você atinja seu público de interesse e direcione sua mensagem às pessoas certas.

O objetivo de investir em marketing digital vai muito além de acumular views, é promover a conversão de desejos dos clientes em negócios fechados para sua empresa. Afinal, curtidas não pagam contas. Por isso, o investimento em marketing digital deve ser levado muito a sério!

Ele possibilita a oportunidade de oferecer seu produto ou serviço provocando interesse e, mais do que isso, permite até mesmo ser procurado pelos seus clientes e consumidores.

Como funciona a consultoria de Marketing Digital?

Por se tratar de um mercado ainda muito inexplorado, muitas empresas ficam na dúvida sobre como funciona uma Consultoria de Marketing Digital e sobre como ela pode impactar nos negócios.

Você pode até não saber, mas com certeza o impacto do crescimento exponencial do mercado digital afeta todas as áreas empresariais.

“Ou seja, ou você está na onda e se aproveitando da maré ou você está completamente por fora e vai levar um caldo”.

Ainda dentro dessa metáfora, pense na Consultoria de Marketing Digital como um professor de surfe. A onda está lá, independente de você conseguir surfar nela ou não.

A Consultoria pode capacitar e treinar sua empresa para que você seja capaz de aproveitar a maré e pare de engolir água. Até porque, nessa analogia, engolir água significa perder clientes, perder dinheiro e ser uma empresa obsoleta. Um péssimo cenário, não é mesmo?

Então, pegue sua prancha e procure ajuda de quem sabe como surfar.

Como a Consultoria de Marketing Digital irá te auxiliar?

Uma Consultoria de Marketing Digital vai ser responsável por ajudar você em toda estratégia de divulgação e propagação da sua marca. Juntos, vocês poderão elaborar uma estrutura interna de marketing, com destaque para criação, lançamento e mensuração de campanhas digitais.

Além disso, a Consultoria também poderá auxiliar na utilização de ferramentas digitais, muitas vezes temidas por quem não as conhece. Todo desenvolvimento das estratégias digitais passará pela Consultoria, o que fará com que você se sinta muito mais seguro para entrar e aproveitar esse mar.

Talvez você ainda esteja um pouco em dúvida ou receoso. É natural, mas pense que os grandes triunfos da humanidade só foram possíveis porque os responsáveis por eles superaram os medos e as indecisões e encararam o desafio de frente.

Ou você acha que Rodrigo Koxa, o surfista responsável pela proeza de surfar a maior onda do mundo, de mais de 24 metros, não ficou com medo quando viu aquele monstro de água surgir na sua frente? Isso porque, alguns anos antes, Rodrigo tinha sofrido um acidente na mesma praia na qual surfou essa onda gigantesca. Foi preciso muita força de vontade para superar e garantir o recorde mundial. Agora, imagine se ele tivesse desistido?

Temos certeza que esse texto vai te ajudar a entender melhor como funciona o Marketing Digital, as vantagens de uma consultoria e vai te deixar bem mais motivado e com menos dúvidas para começar nesse mercado. Fique tranquilo! A gente vai contar tudo para você!

Como saber se a consultoria é uma boa para minha empresa?

Para tentar sanar sua dúvida, vamos fazer um pequeno questionário. Se você se enxergar em alguma das opções, marque a bolinha.

  • Quero aumentar o número de meus clientes, mas não sei como.
  • Como fidelizar os clientes que já conquistei, mantendo um bom relacionamento com eles.
  • Quero fazer campanhas promocionais especiais, mas não sei como notícia-las.
  • Já investi muito tempo e dinheiro em marketing digital, mas não consegui o retorno que eu desejava.
  • Por mais que eu tente, continuo me sentindo invisível online.
  • Quero começar a investir no meu marketing digital, mas não faço ideia de por onde começar.
  • Já fui enganado anteriormente por empresas que se diziam serem especialista em marketing digital e que sumiram com meu dinheiro, sem me dar nada em retorno.

Se você marcou pelo menos uma dessas bolinhas, acredite: você pode se beneficiar e muito de uma consultoria em Marketing Digital.

A motivação para agir já está dentro de você, mas você precisa de orientação para conseguir chegar ao melhor resultado possível. É aí que aparece a importância da consultoria!

A importância de um plano de investimento

Para ter um crescimento efetivo, em números e clientes, é importante criar um plano de investimento no mercado digital. Não estamos falando aqui de valores altos ou investimentos que vão comprometer sua empresa. Aliás, muito pelo contrário; a partir de pequenos aportes já é possível atrair grandes resultados.

Todavia, é importante saber onde, como e quando investir. É importante executar um projeto de captação de clientes que, dia a dia, vão elevar a curva de crescimento de vendas. Sendo assim, um bom projeto requer um tempo de dedicação e profissionais que saibam navegar bem nesse mar, que você ainda está se aventurando como surfista.

Pense na Consultoria de Marketing Digital como o professor, como já falamos, mas que te orienta não só como surfar nas ondas, mas também em como fugir dos tubarões. Porque sim, o mercado digital está cheio deles. Eles podem vir no formato de competidores desleais, agências de marketing picaretas ou até mesmo investimentos mal feitos. Por isso, ter a orientação de quem entende do assunto vai mudar muito a forma como sua empresa vai conseguir investir e crescer.

Migrar para o marketing digital sempre será um investimento para o sucesso de sua empresa, mas a gente entende que é um passo muito grande, que pode assustar.

Acredite: tomar a decisão de começar é o mais difícil. E, depois de tomá-la, você vai precisar de orientação para ser um bom surfista.

Quando o tempo passar e você começar a perceber os resultados do seu investimento, irá notar que cada real gasto valeu a pena, pois trouxe muitos outros reais para sua empresa. Assim como, que cada dia exaustivo de prática de surfe valeu a pena, porque te permitiu encarar ondas incríveis.

E esse sentimento de avanço, de melhoria, com mais vendas, mais rotatividade e movimentação do negócio, vai começar a devolver o seu otimismo e promover um novo ciclo de prosperidade.

Quando dezenas, centenas de pessoas, de diversos cantos do país começam a compartilhar e elogiar seus produtos e serviços de maneira espontânea você percebe que alcançou aquilo que tantos empresários buscam: a fidelização.

4 motivos para contratar uma consultoria de marketing digital

Nos dias atuais é imprescindível que a empresa esteja nas plataformas online. Porém, a presença precisa ser bem pensada e bem executada. É necessário, então, que a empresa trabalhe com um especialista na área, que conheça todos os recursos necessários e saiba analisar todo o mercado para criar as melhores estratégias.

Ainda tentando te mostrar a importância de ter esse professor de surfe, vamos elencar quatro motivos pelos quais você deveria contratar uma consultoria de marketing digital:

  1. Opinião de fora: ter uma opinião de fora que trará uma visão diferente pode ajudar a resolver problemas que, no meio do olho do furacão, você não faz ideia de como resolver.
  2. Otimização de tempo da empresa: é difícil conseguir conciliar o gerenciamento das tarefas necessárias para manter a presença online com as atividades do dia-a-dia da empresa. Assim sendo, a consultoria pode ajudar na realização das tarefas, inclusive criando um plano e delegando-as, otimizando o tempo da empresa.
  3. Treinamento personalizado: Uma consultoria de Marketing Digital tem o diferencial de oferecer um treinamento diferente para sua equipe, pelo conhecimento das tendências e necessidades específicas. Dessa maneira, além de criar estratégias eficientes para o crescimento da empresa online, o treinamento personalizado faz com que os funcionários sejam capazes de conduzir os processos das estratégias sozinhos, quando o período da consultoria acabar.
  4. Retorno sobre o investimento: Para a consultoria de Marketing Digital é de extrema importância que o cliente obtenha um retorno maior do que o investimento. Logo, é garantido que sua empresa receberá um trabalho de extrema qualidade e uma atenção especial, sempre focado em gerar esse retorno.

Agora que você já entende que a consultoria é para você e que fará muito bem para sua empresa, é hora de entender o que procurar na hora de escolher a consultoria que vai te assessorar nessa jornada.

Como escolher uma boa consultoria de Marketing Digital?

A Consultoria deve orientar quais os melhores investimentos a serem feitos no ambiente virtual, bem como, detectar os problemas, ajudar a aumentar o número de vendas e analisar as variações de gráficos e números, que são encontrados nas mídias sociais. Para que assim possa transformar esses dados em informações úteis para futuras decisões e campanhas.

Isso significa auxiliar a todos na sua empresa quanto aos melhores caminhos a serem utilizados nas mídias online, sem deixar de lado a análise do concorrente.

O mais importante é que tudo isso seja feito em parceria com sua empresa, visto que ninguém entende mais do seu negócio do que você mesmo. Além disso, a consultoria também precisa estar disposta a ensinar ao menos o básico, para que você tenha autonomia para agir e gerenciar sozinho futuramente.

Além disso, é muito importante que haja uma comunhão entre a forma de pensar da consultoria e de sua empresa. A consultoria precisa entender seus valores, suas visões, seus objetivos e sua missão, visto que elas vão nortear as mudanças a serem implementadas. Não adianta nada contratar uma consultoria que não entende suas dores e seus desejos. Ela precisa ter uma percepção geral para conseguir fazer um bom planejamento estratégico, com orientações de o que fazer e como fazer.

Vale ressaltar que não será ela a fazer. Por isso, é ainda mais importante que tudo esteja bem delimitado. A execução do planejado é feito por agências de marketing digital, que podem ser inclusive indicadas pela consultoria. Afinal, a escolha certa dos profissionais responsáveis pela consultoria de marketing digital influencia diretamente os resultados da empresa.

Todavia, saber escolher uma boa agência ou fornecedor é difícil e por isso é tão importante o apoio da consultoria, que deve ser capaz de escolher contratados que tenham conhecimento e habilidade em diversas áreas do Marketing Digital para que possa guiar sua empresa para a direção certa.

O que verificar na hora de contratar uma consultoria?

Na hora de contratar sua consultoria, verifique se ela tem capacidade para oferecer todo esse apoio. Apesar de não ser uma agência, que terá uma atuação mais prática, a consultoria também precisa ter habilidades suficientes para dar suporte à sua empresa e ter conhecimento dos principais instrumentos do marketing digital, como:

  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Marketing de busca;
  • Links Patrocinados (Google Ads, Facebook e Instagram Ads).

Além disso, é muito importante que você tenha certeza que seu consultor é acessível e que você pode alcançá-lo em caso de emergência. É crucial também que a consultoria tenha indicadores claros, que possam ajudar a medir o nível de sucesso da sua marca e das campanhas realizadas. No mais, verifique como funciona a comunicação entre sua empresa e a consultoria, visto que transparência é fundamental para um bom relacionamento.

Agora que você já entendeu como funciona uma consultoria e quais são os serviços principais que ela precisa oferecer, é hora de aprofundarmos um pouco seu conhecimento em Marketing Digital. Assim, você terá embasamento para sua decisão e poderá escolher a melhor opção para sua empresa.

Conhecimento em Marketing Digital

Utilização das redes sociais

As mídias mais frequentes utilizadas pelo público atualmente são: Blog, Facebook, Linkedin, Instagram e Youtube. É bem possível que sua empresa já tenha representatividade em alguma dessas redes sociais, mas a consultoria pode ajudar a construir seu público e trabalhá-las da melhor forma.

Lembra da análise do concorrente?

É exatamente isso o que a Consultoria irá fazer nas plataformas que já estão sendo utilizadas: analisar o comportamento do concorrente para identificar seus pontos fortes e fracos. E mais importante, analisar como você pode se destacar positivamente.

A consultoria também vai poder ajudar a escolher qual a mídia mais indicada para atingir o público alvo. Ou seja, é o que chamamos de pesquisa de mercado. Após fazer a pesquisa de mercado, a consultoria deve buscar melhorar o engajamento das páginas da empresa.

Mas, como isso acontece? Pode ser duas formas: paga ou orgânica.

Paga x Orgânica

A forma paga é quando se paga um valor específico para sua publicação alcançar um determinado número de pessoas, parte de um público pré-definido. Esses valores variam conforme o número de pessoas que você deseja alcançar, o local e com ao período que será veiculado.

Já a forma orgânica é quando as postagens são feitas gratuitamente, sem investimento financeiro. A não ser que você contrate uma empresa especializada para criar suas postagens.

Pode parecer besteira, mas estes posts são imensamente importantes, uma vez que nem sempre será possível patrocinar postagens. É necessário engajar o público mesmo nas postagens orgânicas, pois é assim que você vai conseguir fidelizar o cliente.

Por isso, é muito importante que a consultoria tenha conhecimento de como pode atuar nas redes sociais. As postagens também vão servir como uma espécie de termômetro, tanto do seu público, quanto do que você está promovendo.

Será possível, inclusive, perceber como seus produtos são recebidos pelo seu público e o que mais os interessa. Toda questão também serve para criar estratégias futuras, com planos de curto, médio e longo prazo, com base nas informações que as postagens, tanto orgânicas quanto pagas vão trazer.

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é o planejamento que cria aproximação da empresa com o clientes e potenciais clientes, através de benefícios e comunicação. Sendo assim, é ideal que a empresa consiga criar conteúdo para conquistá-los de maneira criativa, com benefícios para gerar fidelidade.

Para que o Marketing de Relacionamento gere resultados, ele precisa seguir algumas etapas:

  • Identificação dos clientes que fazem compras com certa regularidade;
  • Verificar quais os que possuem relevância para o faturamento da empresa;
  • Construir banco de dados dos clientes (Obs.: esses bancos de dado sempre devem permanecer atualizados);
  • Através do banco de dados, a empresa produz campanhas e investimentos para criar a fidelização com os clientes;
  • Atendimento ao cliente de qualidade;
  • Pesquisas de satisfação do cliente;
  • Desenvolvimento de um programa de fidelidade e ações que incentivem o retorno;
  • Bonificação por planos de fidelidade;
  • Contato do cliente para transmitir informações como: Ofertas, Lembrança de data de aniversário; Interações em redes sociais.

Resumindo, o plano de Marketing de Relacionamento está vinculado diretamente com a forma de ligação entre a empresa e seus clientes. Assim, é possível conseguir um feedback sobre as interações e sua ocorrência, perceber quais produtos estão fazendo mais sucesso e quais não estão dando retorno.

O sucesso do Marketing de Relacionamento só ocorre quando os clientes passam a falar positivamente dos produtos e serviços da empresa para outras pessoas, divulgando a marca espontaneamente.

Expertise em SEO: Search Engine Optimization

De nada adianta você produzir ótimos conteúdos para seus canais digitais e desconhecer as ferramentas necessárias para fazer com que cheguem ao seu público-alvo. Para que isso aconteça, é necessário que haja aplicação de técnicas específicas do Marketing Digital, inclusive a do Search Engine Optimization, costumeiramente chamada de SEO.

É importante lembrar que o Google trabalha com estratégias de busca e para que seu conteúdo seja bem avaliado, é crucial que você entenda como isso funciona. Só o conhecimento em SEO pode ajudar a conduzir quem procura a um caminho que leve até você.

Por isso, é muito importante que a consultoria contratada entenda também a importância dessa técnica e possa te orientar da melhor forma sobre como utilizá-las para melhorar os resultados de sua empresa.

Habilidades de pesquisa

Uma consultoria para marketing digital deve apresentar exemplos de trabalhos que deram certo com outros clientes, com os devidos cuidados com o sigilo. A consultoria pode auxiliar em estratégias que tragam bons resultados de ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca. Uma das técnicas mais fundamentais é a SEO, já mencionada anteriormente.

Porém, para que essa técnica seja bem utilizada, é necessário que seja feito um bom levantamento de palavras ranqueadas no Google, visto que as palavras-chave são um dos fatores mais importantes da própria técnica do SEO.

Um bom consultor deve oferecer exemplos recentes do que funciona no mercado atualmente, debater as possibilidades de palavras-chave, ver como agem os concorrentes, além de demonstrar experiência com ferramentas modernas de teste e análise.

A ideia é, então, deixar a estratégia clara e desenhada, para que uma agência de marketing digital ou um profissional autônomo da área possa continuar dali, colocando em prática toda teoria criada em conjunto com a consultoria.

Posicionamento estratégico

A empresa tem que estar envolvida com o resultado do cliente. Observar essa característica pode fazer a diferença entre ter ou não êxito no negócio.

A consultoria de marketing digital deve estar comprometida com as metas do cliente para elevar o padrão da marca e ganhar terreno para ser competitiva.

Não se trata apenas entregar sites, conteúdos e serviços digitais, mas de acompanhar e analisar o direcionamento de tudo isso, a fim de possibilitar o alcance dos resultados esperados e incentivar o sucesso do negócio.

Veja além!

Essas são só algumas de nossas sugestões para você ficar atento na hora de contratar uma consultoria de Marketing Digital. Sugerimos alguns dos tópicos mais importantes que a sua empresa precisa ficar ligada na hora de contratar esse tipo de serviço, especialmente para não cair em ciladas.

E já que te explicamos muito bem o que levar em conta na hora de escolher uma consultoria de marketing digital e o que esperar de seus serviços. Inclusive demos um panorama geral de algumas questões do marketing digital, que podem te ajudar a embasar sua decisão de contratação.

Agora vamos, enxergar o outro lado. Tudo bem, você escolheu a consultoria que acha que teve o melhor alinhamento com sua empresa e com o que ela precisa e já sabe o que esperar dela…

Mas será que você sabe o que não esperar dela?

O que não esperar de uma consultoria de marketing digital?

Se você está esperando uma fórmula milagrosa, uma receita de bolo ou uma solução sem que precise investir muito trabalho, repense. Nada disso existe. E, se alguma consultoria te prometer qualquer uma dessas coisas, você pode ter certeza de que não se trata de uma empresa séria.

Agora, falando sobre erros que acontecem mesmo com consultorias sérias, precisamos falar de problemas de comunicação prévia. Antes de fechar um contrato de consultoria, é fundamental que fique bastante claro como será o atendimento, qual será o escopo e qual será a duração.

Muitas empresas, ao contratar uma consultoria, acreditam que ela estará disponível em tempo integral, o que não é verdade. Em consultorias sérias, o que acontece é que a consultoria é contratada em um pacote de horas. Ou seja, é importante a empresa combinar com a pessoa responsável pela consultoria como será a dinâmica de horários.

Além disso, a consultoria é responsável apenas pelo planejamento e orientação das atividades que devem ser realizadas, não sendo responsável, então, por “colocar a mão na massa”. A ideia aqui é que o professor de surfe vai te explicar toda a teoria, mas a prática você vai precisar aprender sozinho ou com outros colegas surfistas.

A parte de execução dos processos mapeados e criados pela consultoria, fica a cargo da gestão da própria empresa ou com a contratação de empresas terceirizadas. Agora veja: é possível que, em alguns casos, a própria consultoria ofereça os serviços de gestão em conjunto. Se for esse o caso, lembre-se de negociar a inclusão desse serviço no contrato, para que não haja mal-entendidos.

Agência Qmais

Contratar uma consultoria de marketing digital deve seguir requisitos rigorosos, com uma seleção feita com cuidado. Ainda que seja possível aprender na base da tentativa e erro, contar com uma empresa de consultoria para marketing digital, que possua as habilidades específicas, ainda pode ser o melhor caminho!

Então, se depois desse texto todo, você ainda se sente inseguro em surfar nesse mar sozinho, pense com carinho em contratar um professor. Garantimos que você se sentirá muito mais seguro para encarar as ondas e que terá muito retorno, tanto profissional, quanto pessoal.

Se precisar de nossa ajuda, estamos disponíveis! Os boatos são que somos excelentes professores.

Entre em contato conosco e conheça os profissionais mais qualificados do ramo, prontos para lhe auxiliar durante este processo.

A Agência Qmais agradece sua visita! Até a próxima!

[Total: 3   Average: 5/5]
Compartilhar:

Sou um workaholic, talvez um pouco nerd, apaixonado por marketing e comportamento humano e empreendedor desde os 16 anos de idade (faz um tempinho…).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *