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Como se preparar para a Black Friday: 9 Estratégias Práticas

Como se preparar para a Black Friday: 9 Estratégias Práticas

Como se preparar para A Black Friday de 2021 que irá ocorrer no dia 26 de Novembro? Se você ainda não começou a se preparar continue lendo, que separamos 9 estratégias práticas.

No nosso último post em que falamos sobre a Campanha de Dia das Crianças: 3 Estratégias de Marketing Digital, explicamos um pouquinho sobre a importância de se preparar com antecedência para uma campanha.

Por que participar da Black Friday?

A Black Friday tornou-se uma das sazonalidades mais importantes do país e do mundo, onde as pessoas aproveitam esse período para comprar devido aos altos descontos impostos pelas empresas, enquanto para as empresas e seus vendedores, é o momento perfeito para esvaziar os estoques.

Sabe aquele seu produto que já está encostado faz um tempo no estoque, sem previsão de saída? O prejuízo dele você já tem, então esse pode ser o momento certo para queimar o estoque dele.

Black Friday na pandemia

Em meio a uma pandemia, a Black Friday de 2020 bateu recorde em volume de vendas e tem grandes expectativas para 2021.

Devido a pandemia, o perfil do consumidor passa a trocar sua preferência de compras do presencial para o online. Em uma pesquisa realizada pela Ebit Nielson mostra que o setor de ecommerce deve ter um crescimento de 26% em relação aos anos anteriores.

A Black Friday deste ano possui grandes perspectivas de venda, principalmente quando a data vem ganhando cada vez mais representatividade.

Como preparar o meu negócio para a Black Friday?

Sabemos o quão confuso e caótico o período da Black Friday pode ser e você com certeza deve estar se perguntando: Por onde eu começo? Como eu posso me preparar para a Black?

E pensando em te auxiliar durante toda essa loucura, separamos para 9 estratégias práticas, confira:

1. Verifique a Infraestrutura

Com a Black Friday, a tendência é que a busca por parte do consumidor aumente e com isso, o seu site e/ou estabelecimento deve estar preparado para atender a demanda desse período. Então, vale se questionar e conferir os seguintes pontos na sua empresa:

  • A página do seu site tem como suportar altos picos de acessos?
  • Como está o processo de atendimento na minha empresa? Ele é humanizado? Está preparado para a resolução de potenciais problemas de maneira rápida?
  • O seu site possui uma boa navegação que seja intuitiva? O usuário precisa pensar onde clicar para realizar uma ação?

Buscar pela criação de um cenário atraente, intuitivo e que seja fácil para o consumidor falar com a empresa é importante para que você possa garantir uma ótima experiência e reter ele na sua base de clientes.

2. Mobile

É necessário ter uma loja em que a plataforma se adapte ao formato dos dispositivos móveis, sem perder a qualidade da navegação e a experiência do usuário.

3. Opções de pagamento

Ofereça várias formas de pagamento no e-commerce, ainda mais em época de Black Friday. Isso porque, apostar em apenas uma ou duas pode acabar sendo um erro, como também, irá comprometer a geração de um bom faturamento.

Certifique-se que os pagamentos que você disponibiliza, no mínimo, são as formas mais utilizadas pelos seus clientes.

4. Checkout transparente

Aliado à forma de pagamento está o checkout, não adianta dar as melhores opções de pagamento para o cliente, e na hora finalizar a compra, o processo se torna complicado demais.

Garanta que seus clientes tenham a melhor experiência do início ao fim da compra, e assegure que seu e-commerce não interrompa o fluxo de vendas.

5. A segurança é uma obrigação

Se você possui uma loja online, priorize pela segurança do seu site, busque por parceiros antifraude.

Outro ponto, o SSL (certificado de site seguro) do seu site está em dia? Não deixe de verificar, visto que aparelhos de marcas como a Apple, atualmente dão um aviso de site não seguro na tela do usuário.

Se possível insira o campo com avaliações/feedback dos clientes que compraram e gostaram do produto ou serviço que você vende. Isso serve como uma prova social para o usuário.

Isso fará com que o usuário tenha uma experiência segura e sinta-se confiante para realizar as compras no seu site e também até indicar ele para os conhecidos.

6. Fornecedores parceiros

Até mesmo fora do cenário Black Friday, é importante que você seja parceiro do seu fornecedor, em momentos como esse isso facilita.

Primeiramente, negocie os preços e tente conseguir o máximo de desconto.

Assim poderá repassar aos consumidores e aumentar suas chances de vendas. Tente fazer isso o quanto antes, pois os fornecedores não vão conseguir disponibilizar descontos para todos.

7. Estoque e logística

Todo comércio eletrônico precisa acompanhar a quantidade de armazenamento e controlar suas entregas.

Isso durante a Black Friday, precisa estar em perfeita sintonia para oferecer um serviço de qualidade ao consumidor.

É necessário ter um estoque preparado para a alta demanda da data, nunca venda além do limite estocado, exceto que tenha negociado com o fornecedor antecipadamente e consiga garantir que será entregue no prazo.

Agora que já falamos sobre a estrutura, vamos falar sobre divulgação!

8. Lista de e-mail

O e-mail ainda é muito forte para gerar vendas, então crie ou aumente sua lista de e-mail de clientes, esquentando esta base (preparando para vender). Caso tenha outros canais, utilize-os também, como grupos de WhatsApp ou do Telegram.

Faça um esquenta da Black Friday nesses grupos, do que está por vir, seja uma semana antes, ou ao longo do mês. Não deixe para última hora!

E o que acha de conceder a eles (seus clientes) um desconto ainda melhor do que aquele para quem ainda não é cliente? 🤔

9. Anúncios Patrocinados

O Google Ads e o Facebook Ads podem te ajudar muito na Black Friday! 🥳

Quando o assunto é tráfego pago para seu site ou e-commerce nada mais rápido que a utilização de links patrocinados para obter resultados.

A utilização do Google Ads na obtenção de tráfego para seu e-Commerce, Landing Page ou até seu site, pode ser uma das maneiras mais simples de conquistar novos leads para sua campanha Black Friday e até mesmo novos clientes que também poderão participar da sua lista.

Além do Facebook/Instagram Ads gerarem tráfego é possível utilizá-los também na obtenção de cadastros, ou seja, na obtenção de leads (potenciais clientes) diretos na sua Black Friday.

Agora é a sua vez!

Agora que você já sabe como se preparar para a Black Friday, é hora de colocar a mão na massa e pôr em prática tudo o que aprendeu. 😌

E, se você quer se destacar ainda mais dos seus concorrentes, conte com a Qmais Marketing Digital, trabalhamos para que seu sucesso seja o nosso também.

Acesse nosso site para mais informações.

Nos vemos no próximo post! 😉

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