Campanhas Google Adwords para Iniciantes Campanhas Google Adwords para Iniciantes

Campanhas Google Adwords para Iniciantes

Não existem campanhas Google Adwords bem-sucedida sem Pesquisa

Campanhas Google Adwords para iniciante, antes de sua campanha ir ao ar, existe todo um planejamento necessário e tempo gasto previamente.

Em primeiro lugar, é importante fazer sempre uma pesquisa de palavras-chave a fim de encontrar aquelas são mais relevantes para seus objetivos.

Planejador de Palavra-chave
Planejador de Palavra-chave

Elas são fundamentais para sua campanha e precisam ser analisadas e escolhidas com muito cuidado.

Pense em como seu consumidor realiza a busca por seu produto ou serviço, peça auxílio de pessoas que não façam parte do seu negócio.

Um exemplo simples de busca:  “como fazer um balanço”.

Agora questione e verifique suas campanhas Google Adwords

Estes termos poderiam conduzir diretamente a compra ou contratação do seu serviço?

Há não ser que sua empresa venda todas as partes de um balanço, essa pesquisa assim como seus termos não teriam relevância.

Então comece escolhendo poucas palavras-chaves mas que tenham muita proximidade com seu produto ou serviço.

Nenhuma dessas dicas fará sentido se você não souber quem é seu público-alvo.

Público-Alvo
Público-Alvo

Temos uma ferramenta que ajudará a entender um pouco melhor essa segmentação, nosso: Gerador de público-alvo

Definindo seu público-alvo
Definindo seu público-alvo

Então dedique tempo para entender quem é seu cliente alvo.

Ou seja, pesquise muito e atualize suas pesquisas sempre!

Os dados adquiridos servirão como base não só para aquela campanha especial, mas para muitas outras subsequentes.

 

Defina Objetivos claros para cada uma das campanhas Google Adwords

 

Metas e objetivos existem para serem utilizadas!

Objetivo: aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; propósito.

Qual é o Objetivo?
Qual é o Objetivo?

O que são metas em uma campanha Google Ads (adwords)?

Uma meta pode ser gerar 50 leads através de um formulário de contato por exemplo.

Qual é a sua Meta?
Qual é a sua Meta?

Já o objetivo é algo maior, mais amplo, como aumentar o faturamento em 5% através das vendas geradas pela campanha do Google Ads.

O que você deseja alcançar com sua campanha?

Campanhas Google Ads
Campanhas Google Ads

Saber quais são suas metas de curto e longo prazo é necessário para conseguir basilar sua campanha, bem como ter também parâmetros para saber se sua campanha foi bem-sucedida ou não.

Para entender melhor assista ao vídeo Objetivo de Campanha?

 

Invista em uma boa landing page ou Site

 

Sua campanha provavelmente levará seu cliente em especial para algum site, e-commerce ou landing page.

Ainda que ele esteja imensamente interessado, se você não gera uma boa experiência como um site, pouco intuitivo, poluído ou confuso, ele perderá o interesse e você o cliente.

Você conhece seu cliente e sabe o que ele gosta?

Então aplique este conhecimento para criar uma Página atrativa, que auxilie o cliente e consequentemente gere conversões (vendas, leads, contatos).

Investimento em Google Adwords
Investimento em Google Adwords

É importante que as informações estejam visíveis, e que o visitante encontre tudo o que precisa com o menor esforço de navegação.

 

Dê preferência para palavras-chave de Correspondência Exata

 

Ao usar o Google Ads, novamente, foque em uma lista compacta de palavras-chave, que seja bem focada no seu objetivo e seu público.

Esse cuidado faz com que seus anúncios tenham mais chance de ser exibidos como resultados de pesquisas que realmente tem a ver com o seu tema e não com pesquisas de termos semelhantes, que o Google pode entender como parecidos, mas seu cliente não vai.

É um pouco um exercício de tentativa e erro escolher quais são as palavras-chave que devem fazer parte dessa lista compacta.

Por isso, experimente escolher algumas e, depois, vá eliminando aquelas que não estão sendo bem-sucedidas.

Excluindo Palavras-chave
Excluindo Palavras-chave

Claro você pode utilizar outros tipos de palavras-chave para suas campanhas Google Adwords, a dica que inserimos aqui é simplesmente para evitar o desperdício de verba.

Quando acaba a verba
Quando acaba a verba

 

Segmentar é preciso

Cada mercado tem suas particularidades, assim como cada consumidor e fluxo de consumo.

Segmente o máximo que você pode, inclusive fazendo um levantamento sobre o tráfego de seus clientes.

Tráfego do Site
Tráfego do Site

A forma de atuar em cada fonte de tráfego pode ser diferente.

Ainda levando em consideração também o perfil do cliente que usa aquela forma de tráfego.

Segmentar é preciso e analisar seus dados também.

 

Agrupe as palavras-chave

Agrupe suas palavras-chave de acordo com o que você considera a intenção do usuário.

Assim suas campanhas Google Adwords serão bem sub-dividias em grupos de anúncios.

Palavras-chave agrupadas
Palavras-chave agrupadas

Ou seja, palavras que o intuito final seja gerar a compra como:

  • ofertas;
  • economia;
  • comprar.

Devem ficar juntas e fazem referência a um cliente em potencial que já está no final do funil, prestes a realizar sua compra.

Funil de Vendas
Funil de Vendas

Portanto, o que for criado com essas palavras precisa condizer com essa situação e ter como objetivo a conversão final e a venda.

O mesmo vale para palavras que se relacionam com outras etapas do funil e com o perfil do consumidor.

 

Gaste tempo elaborando seus anúncios com cuidado

Seu anúncio deve usar suas palavras-chave da forma mais exata possível, dando destaque para suas vantagens e ofertas.

Anúncio Google Ads
Anúncio Google Ads

Em paralelo com o que é ofertado na concorrência e, por fim, também precisa refletir de forma sucinta o que o cliente vai encontrar se clicar para ser direcionado para landing page.

Para saber qual é a melhor forma de fazer seu anúncio, faça testes e coloque dois anúncios online ao mesmo tempo.

Normalmente depois de 30 cliques você já consegue saber qual deles foi melhor sucedido.

Exclua o que foi malsucedido e crie outro, comparando-o com o antigo.

Siga o sistema e observe suas métricas para entender como fazer sempre campanhas melhores.

 

Analise extensivamente seus dados

O Google AdWords te fornece relatórios muito úteis.

Relatório Google Ads
Relatório Google Ads

Estes relatórios podem te ajudar a entender diversas coisas, como por exemplo, como fazer melhor uso das palavras-chave.

Quando você encontrar palavras-chave que dialoguem realmente com seu público, gerando muitos cliques e muitos acessos, transborde-as para as outras mídias.

É provável que elas te ajudem a repensar toda sua proposta e projeto de marketing, muito além do AdWords.

 

Monitore seus resultados

 

Lembra do objetivo que você definiu?

Não esqueça de acompanhá-lo de perto.

Portanto verifique as métricas apresentadas pelo AdWords e pelo próprio Google Analytics.

Tela Google Analytics
Tela Google Analytics

Compare os dados de suas campanhas entre si.

Não se esqueça de verificar o que diferiu de uma para a outra.

Assim analise quais foram as melhores estratégias e, com base nisso, crie outras campanhas.

Este deve ser um ciclo constante de atualização, otimização e melhoria.

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Sou um workaholic, talvez um pouco nerd, apaixonado por marketing e comportamento humano e empreendedor desde os 16 anos de idade (faz um tempinho…).

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